Games revolucionários - Nintendo 64

nintendo-64-logoHá 15 anos atrás, a Nintendo colocou no mercado o seu primeiro grande video-game com suporte à gráficos em 3D (não confunda com o efeito 3D do 3DS). Embora o Nintendo 64 não tenha sido o maior sucesso comercial da Nintendo, ele firmou pilares estruturais para vários outros jogos que usariam a mecânica 3D dali para frente. Nessa matéria do Nintendo Tudo, você vai perceber vários detalhes dos jogos atuais que não existiriam se não fossem os primeiros games do Nintendo 64. Que tal dar uma olhada nesses revolucionários jogos?


Super Mario 64 (1996):

super-mario64_thumb[2]Não há como começar a falar dos jogos revolucionários do Nintendo 64 sem começar por Super Mario 64. Desde os arcades até o SNES, Mario sempre andou para para esquerda e para a direita, mas e agora que a alavanca analógica do N64 permitia mais de 120 direções? Foi preciso colocar o encanador num campo 3D. Mario podia andar para todas as direções possíveis, realizar muitos tipos diferentes de saltos, socar e até mesmo voar. Para isso, a câmera livre foi uma adição incrível. Foi a primeira vez que um jogo conseguiu uma mecânica de locomoção tão sólida assim, sendo reutilizada em muitos outros jogos.

Jogos que inspirou:

  • Banjo-Kazooie/Tooie
  • Demais games 3D de Mario
  • Donkey Kong 64

Onde pode ser jogado:

  •  Virtual Console do Wii (U$10,00) – versão original
  • Super Mario 64 DS - remake

GoldenEye 007 (1997):

goldeneye007_thumb[2] Filmes que viram jogos são ruins? Em 99,9% dos casos, sim. Mas a que se deve esse 00,1%? Com certeza, a GoldenEye 007 para o Nintendo 64. Este não só é um excelente título para o 64, como também o melhor da série 007 e um dos melhores FPS. Mas não só é ótimo, como também firmou os pilares dos jogos de tiro em primeira pessoa em um console de mesa. Até existiram outros jogos que tentaram emular os controles de PC em um joystick de video-game, mas o que a Rare conseguiu com GoldenEye foi invejável. O estilo de tiroteios multiplayer do game também inspirou muitos outros jogos com a função.

Dica: Olhe para a caixa do jogo imaginando que o dedo de James Bond ao lado da arma é uma extensão de sua boca e veja o quão engraçada a imagem fica.

Jogos que inspirou:

  • FPSs no geral

Onde pode ser jogado:

  • GoldenEye 007 (Wii) – remake

star Fox 64 (1997)

starfox64_thumb2Depois de cair no esquecimento com o cancelamento de Star Fox 2, a franquia de animais em naves espaciais da Nintendo recebeu a versão definitiva no Nintendo 64. O shooter em trilhos se tornou ainda mais sólido com o controle do N64. Controlar a Arwing com o analógico transformou-se numa tarefa muito mais fácil em relação ao D-Pad. Simplesmente cada inimigo desafiava o jogador a fazer uma movimento diferente e isso se tornou a meta de muitos futuros shooters em trilhos.

 

Jogos que inspirou

  • Sin & Punishment

Onde pode ser jogado

  • Virtual Console do Wii (U$10,00) – versão original
  • Star Fox 64 3D (3DS – ainda não lançado) – remake

the Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998)

ocarina-of-time_thumb[2]Ocarina of Time é o típico jogo que ninguém colocou fé. Desde o anúncio, passou por um conturbado processo de desenvolvimento, correu algumas vezes o risco de ser cancelado. A ideia de Ocarina of Time era criar um Zelda definitivo, e o limite de conteúdo dos cartuchos de N64 quase fez com que Miyamoto transformasse Zelda em um Mario 64, com Link entrando em quadros do castelo de Ganondorf. Sucesso absoluto no lançamento, consegui algo que nenhum outro game em 3D tinha alcançado: batalhas em três dimensões bem feitas. Usando o recurso do Z-Targeting, o jogo focava o jogador em apenas um inimigo por vez, fazendo com que o personagem se movimentasse girando ao redor do inimigo. Ate hoje, é aclamado pela crítica como um dos melhores (senão o melhor) game de todos os tempos.

Jogos que inspirou

  • Demais Zeldas em 3D (Majora’s Maks, Wind Waker, Twilight Princess…)
  • Série Kingdom Hearts
  • Série No More Heroes
  • Jogos de luta com movimentação no plano 3D (Dead or Alive, Soul Calibur…)

Onde pode ser jogado

  • Virtual Console do Wii (U$10,00) – relançamento
  • Disco bônus do GameCube – relançamento + Master Quest
  • Ocarina of Time 3D (3DS) – remake

    E você? Quais jogos foram verdadeiros divisores de água no N64?

Comments :

0 comentários to “Games revolucionários - Nintendo 64”

Postar um comentário